Informação detalhada sobre depilação a laser definitiva, incluindo luz pulsada, além da descrição das  técnicas de depilação com cera, depilação egípcia, eléctrica e eletrólise. Como fazer depilação em casa, de pontos específicos como virilha, axilas, buço e sobrancelhas. Também abordamos a depilação masculina.

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Depilação com cera fria


A depilação com cera fria é uma das mais fáceis e comuns, resultando numa alternativa caseira. Existem receitas sofisticadas e até domésticas, cujo resultado dependerá especificamente das características da área a ser depilada assim como do volume e consistência do pêlo. Mas este processo possui a vantagem de arrancar o pêlo da raiz, deixando a pele lisa, o que garante um período de 20 a 30 dias sem a sua presença. Por outro lado, para poder ser feita nova depilação, é necessário deixar crescer os pêlos, pelo menos, por algum tempo até adquirir tamanho suficiente para a remoção.
Existem vários tipos de cera: ceras específicas para pêlos mais finos como aqueles que encontramos nos braços e corpo; e para pêlos mais grossos como os da virilha, axilas, pernas e certos tipos de barbas. Mas, se tiver problemas de má circulação, varizes ou extrema sensibilidade capilar, não deve utilizar qualquer cera. Deverá sempre consultar um profissional especializado para poder obter melhores resultados e não afectar a sua saúde.
Para a depilação com cera fria, basta espalhar a cera na superfície de um plástico ou de papel celofane apropriado para isso. Existem também folhas já prontas com cera, para aplicação imediata.
Uma vez escolhida a área de depilação, desinfecte o local com um algodão embebido em álcool para evitar riscos de infecção. É indispensável secar a área antes da depilação. Caso contrário, a cera não terá aderência e os pêlos não serão removidos. Por isso, evite passar óleos ou cremes hidratantes horas antes da depilação. A seguir, coloque o papel ou pano com cera e puxe de uma só vez no sentido contrário ao do crescimento dos pêlos. Poderá também optar por colocar a cera na área de depilação, espalhando com uma espátula ou com os dedos no sentido do crescimento dos pêlos, para depois aplicar o celofane preparado. Uma vez concluída a operação, desinfecte bem a área depilada.
Este processo é doloroso e deve ser feito por outra pessoa para ter um bom resultado.
Algumas barbas ralas e ainda em formação podem ser depiladas sem problema, mas as mais cheias não terão condições de remoção, pela resistência dos pêlos.